Edital Específico n. 11/2025 – Consolidado
Última modificação: Terça-feira, 26 de agosto de 2025
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
EDITAL ESPECÍFICO Nº 11, DE 07 DE AGOSTO DE 2025.
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (EBTT) DO CEFET-MG.
ANO 2025
(Edital consolidado com as retificações estabelecidas pelo Edital nº 2, de 14 de agosto de 2025, publicado no DOU de 18 de agosto de 2025)
O Diretor-Geral em exercício do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Professor Conrado de Souza Rodrigues, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nos termos do Edital Geral de Concurso Público nº 01/2025, de 07 de agosto de 2025, e da Resolução CD nº 28, de 22 de setembro de 2022, torna público que serão recebidas inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para provimento efetivo de vagas da CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, no nível 1 da Classe A, de acordo com as seguintes discriminações:
- O presente Edital Específico é regido pelo Edital Geral de Concurso Público nº 01/2025, de 07 de agosto de 2025, e pela Resolução CD nº 28, de 22 de setembro de 2022, que aprova as normas gerais de concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos do magistério federal do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
- Área do Concurso:
QUADRO I – Especificação da vaga
CAMPUS | DEPARTAMENTO | ÁREA* | QUALIFICAÇÃO MÍNIMA | REGIME DE TRABALHO |
Leopoldina | Departamento de Formação Geral (DFGLP) | 8.03.00.00-6 Artes
8.03.02.00-9 Artes Plásticas; 8.03.10.00-1 Educação Artística. |
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais ou Licenciatura em Artes Plásticas ou Licenciatura em Educação Artística ou Licenciatura em Belas Artes.
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais ou Licenciatura em Artes Plásticas ou Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas ou Artes Visuais ou Licenciatura em Belas Artes. (Redação dada pelo Edital nº 2, publicado no DOU de 18/08/2025) |
40 (quarenta) horas semanais, com Dedicação Exclusiva (DE). |
* Fonte: Tabela oficial de Áreas do Conhecimento disponibilizada no portal do CNPq.
- Quantidade de vagas:
QUADRO II – Vagas Ofertadas
CARGO | MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO | VAGAS* | |
Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) | Leopoldina | 1 + CEX |
*O sorteio para definir se a vaga será imediatamente preenchida por ampla concorrência ou por candidatos cotistas, conforme os critérios estabelecidos pela Lei nº 8.112/1990, Lei nº 7.853/1989, Decreto nº 3.298/1999, Decreto nº 9.508/2018 e Lei Federal nº 15.142/2025, será realizado no dia 23/09/2025, conforme o item 4.3 do Edital Geral de Concurso público nº 1/2025 e o disposto no Anexo I deste edital específico.(Suprimido pelo Edital nº 2, publicado no DOU de 18/08/2025)
- Fases do Concurso:
1ª Fase: Prova escrita.
2ª Fase: Prova didática.
3ª Fase: Prova de títulos.
- Conteúdo Programático:
5.1 – Objetos de avaliação na 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita:
– História da arte e fundamentos da linguagem visual
– História geral das artes visuais – da pré-história à contemporaneidade.
– Arte latino-americana contemporânea.
– Arte brasileira.
– Artes visuais no Brasil e construção de identidade cultural.
– Manifestações da arte e da cultura popular brasileiras.
– Fundamentos da linguagem visual, estudos da cor e da forma.
– Leitura e interpretação de imagens: abordagens formais, simbólicas, culturais e históricas.
– Relações entre conteúdos, formas e contextos nas artes visuais.
– Arte, cultura e sociedade
– Arte visuais como produções de sentido e suas implicações culturais.
– Imagem, cultura visual e comunicação na arte.
– Relações entre arte, poder, consumo e produção cultural.
– Experiência estética e cultura visual na modernidade e na contemporaneidade.
– Expressões artísticas e culturais e suas linguagens, diversidade cultural, construção de identidades e diálogo com a tradição.
– Tecnologias, mídias e processos híbridos
– O mundo digital e novas possibilidades e suportes da produção artística.
– Criações interartes: artes visuais e outras linguagens da arte.
– Arte visuais em diálogo com demais áreas do conhecimento.
– Interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade no ensino de artes visuais.
– Interseccionalidade e perspectivas para o ensino de artes visuais
– Arte visuais contemporâneas: artistas, território e cultura urbana e periférica;
– Arte pública, intervenções urbanas e o papel social das artes visuais na cidade.
– Artes visuais, ancestralidade e poéticas da diversidade.
– Artes visuais, gênero e diversidade sexual.
– Artes visuais afro-brasileira e indígena e o ensino de artes visuais.
– Subjetividade discente e coletividades no ensino em artes visuais.
– Regionalismos e diversidade cultural na produção artística brasileira.
– Artes Visuais, resistência e ativismo
– O papel da arte como crítica social e política, em seu caráter de linguagem imbuída de aspectos históricos, socioculturais e ambientais.
– Artes visuais, memória coletiva e ativismo social.
– Arte engajada e de protesto.
– Criatividade e processos de criação
– O fazer artístico no espaço escolar.
– Criatividade e processos de criação nas práticas de ensino de artes visuais.
– O corpo na experiência estética e no processo de ensino/aprendizagem das artes visuais.
– A sala de aula de arte: a sala ambiente como laboratório/atelier, configuração e aspectos físicos e relação docente/discente.
– Técnicas, materiais e suportes empregados no fazer criativo das artes visuais.
– Educação e Ensino de Artes Visuais
– Arte visuais, educação e cultura: diálogos entre a escola e a comunidade.
– A trajetória do ensino de arte no Brasil: processo histórico.
– Abordagens epistemológicas e metodológicas para o ensino de Artes Visuais.
– Planejamento e avaliação em práticas docentes no ensino de Artes Visuais.
– Estratégias e abordagens para promoção de inclusão, acessibilidade e diversidade no ensino de artes visuais.
– A arte nos eixos de ensino, pesquisa e extensão no Ensino Básico Técnico e Tecnológico.
– Ensino de arte no Brasil – Contextos, Leis, Parâmetros e Diretrizes.
5.1.1 – Referências bibliográficas recomendadas para a 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita:
ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo.: Cosac & Naify Edições, 1997.
ALVES, Carla J. G.; SOUZA, Maria Irene P. O.; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de (orgs.). Cartografias da Formação e da Ação Docente nas Artes: reflexões acerca da experiência. Londrina: PARFOR/UEL, 2017.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae (Org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994
BERTOLLETI, Andréa; DE CAMARGO, Patricia. O ensino de Artes Visuais na Era das tecnologias digitais. Curitiba: Ed. InterSaberes, 2016.
BRADLEY, Will; ESCHE, Charles; MESQUITA, André. Arte e ativismo: antologia. São Paulo: Ed. Masp, 2021.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Volume 1. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf
BRASIL. PCN. Ensino médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf
BULHÕES, Maria Amélia. Arte contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2019.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
DANTO, Arthur. Depois do fim da arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
DANTO, Arthur. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
DUQUE ESTRADA, Luis Gonzaga. A Arte Brasileira. Campinas. São Paulo: Mercado das Letras 1995.
DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2013.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Papirus, 2003.
FRANCASTEL, Pierre. Arte e técnica nos séculos XIX e XX. Lisboa: Livros do Brasil, 2000.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo: Arte Conceitual no Museu. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.
GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HERNANDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de arte e formação de professores. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.
MARTINS, Mirian Celeste. Ensino da arte: entre tempos e espaços. São Paulo: FTD, 2020.
MATTOS, Hélio (org.). Arte e diversidade sexual. Salvador: EDUFBA, 2012.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil. Ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; PEREIRA, Sonia Gomes; LUZ, Angela Ancora. História da arte no Brasil: textos de síntese. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. São Paulo: Unicamp, 2013.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.
RAMOS, Emanoel Araújo (org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2018.
STANGOS, Nikos (Org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
READ, Hebert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
REZENDE, Lívia Natália; RIOS, Daniela Vieira (orgs.). Negras imagens: artistas visuais negras e indígenas. Salvador: EDUFBA, 2023.
TUKANO, Daiara. Tõnheko: arte indígena contemporânea e direito à memória. Brasília: Edições SESC DF, 2023.
ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: instituto Moreira Salles, 1982.
ZILIO, Carlos. O nacional e o popular na cultura brasileira: artes plásticas. São Paulo: Brasiliense, 1982.
5.2 – Objetos de avaliação na 2ª Fase do Concurso – Prova Didática (Temas para sorteio):
- Arte visuais, cultura e sociedade.
- Artes Visuais e identidade cultural brasileira.
- Artes visuais, mídias e tecnologias digitais.
- Artes visuais e a cultura dos povos indígenas brasileiros.
- Artes visuais e a cultura afro-brasileira.
- Artes visuais em diálogo com outras linguagens artísticas e outras áreas do conhecimento.
- Arte visuais, protesto e ativismo.
5.2.1 – Referências bibliográficas recomendadas para a 2ª Fase do Concurso – Prova Didática:
ADES, Dawn. Arte na América Latina. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1997.
ALVES, Carla J. G.; SOUZA, Maria Irene P. O.; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de (orgs.). Cartografias da Formação e da Ação Docente nas Artes: reflexões acerca da experiência. Londrina: PARFOR/UEL, 2017.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ARGAN, Giulio. Arte Moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae (Org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo:
Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994
BERTOLLETI, Andréa; DE CAMARGO, Patricia. O ensino de Artes Visuais na Era das tecnologias digitais. Curitiba: Ed. InterSaberes, 2016.
BRADLEY, Will; ESCHE, Charles; MESQUITA, André. Arte e ativismo: antologia. São Paulo: Ed. Masp, 2021.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Volume 1. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf
BRASIL. PCN. Ensino médio. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf
BULHÕES, Maria Amélia. Arte contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2019.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
DANTO, Arthur. Depois do fim da arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
DANTO, Arthur. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: UNESP, 2013.
DUQUE ESTRADA, Luis Gonzaga. A Arte Brasileira. Campinas. São Paulo: Mercado das Letras 1995.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Papirus, 2003.
FRANCASTEL, Pierre. Arte e técnica nos séculos XIX e XX. Lisboa: Livros do Brasil, 2000.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Editora Iluminuras, 1999.
GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HERNANDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de arte e formação de professores. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.
MARTINS, Mirian Celeste. Ensino da arte: entre tempos e espaços. São Paulo: FTD, 2020.
MATTOS, Hélio (org.). Arte e diversidade sexual. Salvador: EDUFBA, 2012.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil. Ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; PEREIRA, Sonia Gomes; LUZ, Angela Ancora. História da arte no Brasil: textos de síntese. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. São Paulo: Unicamp, 2013.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.
RAMOS, Emanoel Araújo (org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2018.
READ, Hebert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
REZENDE, Lívia Natália; RIOS, Daniela Vieira (orgs.). Negras imagens: artistas visuais negras e indígenas. Salvador: EDUFBA, 2023.
STANGOS, Nikos (Org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
TUKANO, Daiara. Tõnheko: arte indígena contemporânea e direito à memória. Brasília: Edições SESC DF, 2023.
ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1982.
ZILIO, Carlos. O nacional e o popular na cultura brasileira: artes plásticas. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Belo Horizonte, 07 de agosto de 2025.
CONRADO DE SOUZA RODRIGUES
Diretor-Geral em exercício
ANEXO I – CRONOGRAMA PREVISTO
ITEM | EVENTO | DATA DE INÍCIO | DATA DE TÉRMINO |
1 | Publicação do Edital Geral e dos Editais Específicos. | 11/08/2025 | – |
2 | Solicitação de impugnação ao teor do Edital Geral e dos Editais Específicos. | 11/08/2025 | 13/08/2025 |
3 | Resultado das solicitações de impugnação ao Edital Geral e aos Editais Específicos. | 18/08/2025 | – |
4 | Realização de inscrição. | 18/08/2025 | 05/09/2025 |
5 | Solicitação de isenção da taxa de inscrição. | 18/08/2025 | 25/08/2025 |
6 | Solicitação de condição especial para realização das provas. | 18/08/2025 | 25/08/2025 |
7 | Resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição. | 27/08/2025 | – |
8 | Interposição de recursos contra o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição. | 27/08/2025 | 28/08/2025 |
9 | Resultado das solicitações de condição especial para realização das provas. | 27/08/2025 | – |
10 | Interposição de recursos contra o resultado das solicitações de condição especial para realização das provas. | 27/08/2025 | 28/08/2025 |
11 | Resultado final das solicitações de isenção de taxa de inscrição. | 01/09/2025 | – |
12 | Resultado final das solicitações de condição especial para realização das provas. | 01/09/2025 | – |
13 | Data-limite para pagamento da taxa de inscrição. | 08/09/2025 | – |
14 | Resultado preliminar da homologação das inscrições. | 10/09/2025 | – |
15 | Interposição de recursos contra o resultado preliminar da homologação das inscrições. | 10/09/2025 | 11/09/2025 |
16 | Resultado final da homologação das inscrições. | 12/09/2025 | – |
17 | Publicação da composição preliminar das bancas examinadoras. | 22/09/2025 | – |
18 | Interposição de recursos contra a composição preliminar das bancas examinadoras. | 22/09/2025 | 23/09/2025 |
19 | Sorteio de vagas a serem reservadas imediatamente para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência.
(Suprimido pelo Edital nº 2, publicado no DOU de 18/08/2025) |
23/09/2025 | – |
20 | Publicação da composição final das bancas examinadoras. | 26/09/2025 | – |
21 | Liberação do Comprovante Definitivo de Inscrição, na página eletrônica oficial do concurso, contendo as informações para realização da 1ª fase (local e sala). | 17/11/2025 | – |
22 | Realização da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita. | 23/11/2025 | – |
23 | Divulgação do caderno da Prova Escrita. | 24/11/2025 | – |
24 | Interposição de recursos contra questões da Prova Escrita. | 24/11/2025 | 26/11/2025 |
25 | Divulgação dos pareceres relativos aos recursos contra a Prova Escrita. | 02/12/2025 | – |
26 | Resultado preliminar da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita. | 15/12/2025 | – |
27 | Interposição de recursos contra resultado preliminar da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita | 15/12/2025 | 17/12/2025 |
28 | Resultado definitivo da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita. | 23/12/2025 | – |
29 | Divulgação do cronograma da 2ª Fase do Concurso. | 29/12/2025 | – |
30 | Convocação dos candidatos habilitados na 1ª Fase para a 2ª Fase do Concurso e para entrega dos documentos comprobatórios para a 3ª Fase do Concurso (Prova de Títulos). | 29/12/2025 | – |
31 | Convocação de candidatos para o procedimento de confirmação complementar à autodeclaração (pretos e pardas); para verificação documental complementar (indígenas e quilombolas); ou para avaliação presencial e caracterização da deficiência (PcD). | 29/12/2025 | – |
32 | Período para realização da 2ª fase do Concurso e entrega do Memorial de Títulos, conforme cronograma divulgado em 29/12/2025. | 05/01/2026 | 15/01/2026 |
33 | Período de confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos, procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas, e avaliação presencial e caracterização da deficiência dos candidatos com deficiência. | 05/01/2026 | 08/01/2026 |
34 | Divulgação do resultado preliminar da confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos, do procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas, e da avaliação presencial e caracterização da deficiência para candidatos com deficiência. | 09/01/2026 | – |
35 | Interposição de recursos contra o resultado preliminar da confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos; do procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas; e da avaliação presencial e caracterização da deficiência de candidatos com deficiência. | 12/01/2026 | 13/01/2026 |
36 | Reavaliação presencial, se necessária, de candidatos inscritos como PcD; pretos, pardos, indígenas e quilombolas. | 13/01/2026 | 15/01/2026 |
37 | Resultado definitivo da confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos, do procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas, e da avaliação presencial e caracterização da deficiência de candidatos com deficiência. | 16/01/2026 | – |
38 | Resultado preliminar da 2ª Fase, da 3ª Fase e Resultado final preliminar. | 16/01/2026 | – |
39 | Interposição de recursos contra o resultado preliminar da 2ª Fase, da 3ª Fase e o resultado final preliminar. | 16/01/2026 | 18/01/2026 |
40 | Resultado final da 2ª Fase, da 3ª Fase e resultado final definitivo. | 26/01/2026 | – |