MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Edital Específico n. 9/2025 – Consolidado

Última modificação: Terça-feira, 26 de agosto de 2025

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

EDITAL ESPECÍFICO Nº 09, DE 07 DE AGOSTO DE 2025.

 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (EBTT) DO CEFET-MG.

ANO 2025

 (Edital consolidado com as retificações estabelecidas pelo Edital nº 2, de 14 de agosto de 2025, publicado no DOU de 18 de agosto de 2025)

 

O Diretor-Geral em exercício do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Professor Conrado de Souza Rodrigues, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nos termos do Edital Geral de Concurso Público nº 01/2025, de 07 de agosto de 2025, e da Resolução CD nº 28, de 22 de setembro de 2022, torna público que serão recebidas inscrições ao Concurso Público de Provas e Títulos para provimento efetivo de vagas da CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, no nível 1 da Classe A, de acordo com as seguintes discriminações:

  1. O presente Edital Específico é regido pelo Edital Geral de Concurso Público nº 01/2025, de 07 de agosto de 2025, e pela Resolução CD nº 28, de 22 de setembro de 2022, que aprova as normas gerais de concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos do magistério federal do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
  2. Área do Concurso:

QUADRO I – Especificação da vaga

CAMPUS DEPARTAMENTO ÁREA* QUALIFICAÇÃO MÍNIMA REGIME DE TRABALHO
Leopoldina Departamento de Computação (DECOMLP) 1.03.00.00-7 Ciência da Computação

1.03.04.00-2 Sistemas de Computação

1.03.04.01-0 Hardware

1.03.04.02-9 Arquitetura de Sistemas de Computação

Bacharelado ou Licenciatura em: Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Informática, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Engenharia Computacional, Sistemas de Informação ou Redes de Computadores.

 

Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Informática, Redes de Computadores ou Sistemas de Informação.

(Redação dada pelo Edital nº 2, publicado no DOU de 18/08/2025)

40 (quarenta) horas semanais, com Dedicação Exclusiva (DE).

* Fonte: Tabela oficial de Áreas do Conhecimento disponibilizada no portal do CNPq.

  1. Quantidade de vagas:

QUADRO II – Vagas Ofertadas

CARGO

MUNICÍPIO DE LOTAÇÃO VAGAS*
Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) Leopoldina 1 + CEX

*O sorteio para definir se a vaga será imediatamente preenchida por ampla concorrência ou por candidatos cotistas, conforme os critérios estabelecidos pela Lei nº 8.112/1990, Lei nº 7.853/1989, Decreto nº 3.298/1999, Decreto nº 9.508/2018 e Lei Federal nº 15.142/2025, será realizado no dia 23/09/2025, conforme o item 4.3 do Edital Geral de Concurso público nº 1/2025 e o disposto no Anexo I deste edital específico.(Suprimido pelo Edital nº 2, publicado no DOU de 18/08/2025)

  1. Fases do Concurso:

1ª Fase: Prova escrita.

2ª Fase: Prova didática.

3ª Fase: Prova de títulos.

  1. Conteúdo Programático:

5.1 – Objetos de avaliação na 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita:

1: Fundamentos da Computação e Representação de Dados

  • Evolução histórica dos computadores: gerações, a Lei de Moore, o fim da escalabilidade de frequência (Power Wall) e a ascensão dos sistemas multicore.
  • Conceitos de Arquitetura (visão do programador, ISA) versus Organização (implementação, hardware). O modelo de Von Neumann.
  • Medidas de Desempenho: Tempo de CPU, Ciclos por Instrução (CPI), MIPS, Throughput. A Lei de Amdahl para análise de ganhos. O papel dos benchmarks (ex: SPEC).
  • Sistemas de numeração (binário, hexadecimal). Representação de inteiros (sinal e magnitude, complemento de um, complemento de dois) e aritmética computacional (overflow). Representação de ponto flutuante (padrão IEEE 754: precisão simples e dupla, normalização, valores especiais).

2: A Arquitetura do Conjunto de Instruções

  • A interface hardware/software: o papel do Conjunto de Instruções. Tipos de operandos e organização do banco de registradores.
  • Formatos de instrução (tamanho fixo vs. variável). Modos de endereçamento (imediato, direto, indireto, por registrador, indexado, etc.).
  • Classificação das instruções: operações aritméticas e lógicas, transferência de dados, desvios condicionais e incondicionais, chamadas de procedimento.
  • Arquiteturas RISC (Reduced Instruction Set Computer) vs. CISC (Complex Instruction Set Computer): filosofia de projeto, características, trade-offs e impacto no compilador.
  • Análise de ISAs relevantes: MIPS (como base pedagógica), ARM (dominante em sistemas embarcados e móveis), x86 (dominante em desktops e servidores) e a ascensão do RISC-V como padrão aberto.

3: Organização e Projeto do Processador: Fluxo de Dados e Controle

  • Componentes do caminho de dados (datapath): Unidade Lógica e Aritmética (ULA), banco de registradores, multiplexadores, memórias de instrução e de dados.
  • Implementação de um processador uniciclo: vantagens e desvantagens.
  • Unidade de Controle: projeto de controle por hardware (lógica combinacional, fiação física) e por microprogramação (memória de controle, microinstruções).
  • Implementação de um processador multiciclo.

4: Aceleração de Desempenho com Pipelining

  • Conceito de pipeline e seus estágios clássicos (IF, ID, EX, MEM, WB). Aumento do throughput.
  • Medidas de desempenho em pipelines: cálculo do speedup ideal e real.
  • Conflitos (Hazards) em pipeline: estruturais (disputa por recursos), de dados (dependências RAW, WAR, WAW) e de controle (desvios).
  • Técnicas de solução de conflitos: inserção de paradas (stalls/bolhas), adiantamento (forwarding/bypass), reordenação de instruções pelo compilador e predição de desvios (estática e dinâmica).

5: Hierarquia de Memória

  • O princípio da localidade de referência (temporal e espacial) como base para a hierarquia de memória.
  • Memória Cache: mapeamento (direto, totalmente associativo, associativo por conjunto), algoritmos de substituição (LRU, FIFO, aleatório), políticas de escrita (write-through, write-back, write-allocate, no-write-allocate). Análise de desempenho: tempo de acerto (hit time), taxa de falha (miss rate), penalidade por falha (miss penalty).10
  • Memória Principal: tecnologias de DRAM (Dynamic RAM), SDRAM (Synchronous DRAM), DDRx. Organização em bancos, ranks e canais para permitir acesso paralelo.
  • Memória Virtual: mecanismos de paginação e segmentação. O papel da Translation Lookaside Buffer (TLB) na aceleração da tradução de endereços. Mecanismos de proteção de memória.

6: Sistemas de Entrada/Saída (E/S) e Armazenamento

  • Dispositivos de E/S e suas características (taxa de transferência, latência). Módulos e controladores de E/S.
  • Técnicas de comunicação com E/S: E/S programada (polling), E/S por interrupção (tratamento de interrupções) e Acesso Direto à Memória (DMA).
  • Barramentos: estrutura (dados, endereço, controle), hierarquia (barramento de processador, de memória, de E/S). Padrões de barramento como PCI, PCI Express (PCIe) e USB.5
  • Sistemas de Armazenamento: Discos Magnéticos (HDDs – organização em trilhas, setores, cilindros), Discos de Estado Sólido (SSDs – tecnologia Flash NAND, wear leveling). Análise comparativa de desempenho. RAID (níveis 0, 1, 5, 6, 10): redundância e desempenho.

7: Tópicos Avançados em Arquitetura e Paralelismo

  • Paralelismo em Nível de Instrução (ILP): arquiteturas superescalares, execução fora de ordem com renomeação de registradores e buffer de reordenação.
  • Arquiteturas Multiprocessador e Multicore: taxonomia de Flynn (SISD, SIMD, MISD, MIMD). Sistemas de memória compartilhada (UMA vs. NUMA). O problema da coerência de cache e seus protocolos (snooping e baseados em diretório).
  • Arquiteturas de Domínio Específico (DSAs) e Aceleradores: o papel das Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) em computação de alto desempenho (GPGPU).

8: Montagem, Manutenção e Diagnóstico de Computadores

  • Eletrônica Aplicada e Ferramentas: Fundamentos de eletricidade e grandezas elétricas. Uso de ferramentas essenciais: multímetro (medição de tensão, corrente e resistência), ferro de solda, sugador de solda e estação de retrabalho. Técnicas de soldagem e dessoldagem de componentes (PTH e SMD) .
  • Montagem e Configuração: Processo metodológico de montagem de computadores desktop: seleção e compatibilidade de componentes (soquetes, chipsets, memórias, fontes de alimentação), preparação e organização do gabinete, instalação de placa-mãe, processador, cooler, memórias, placas de expansão e unidades de armazenamento. Configuração de BIOS/UEFI: parâmetros de boot, otimização de performance (perfis de memória XMP/EXPO), segurança (Secure Boot) e atualização de firmware .
  • Diagnóstico e Reparo de PCs: Metodologia de diagnóstico de falhas de hardware. Análise de códigos de erro sonoros (bipes) e visuais (LEDs de diagnóstico) do POST. Isolamento de falhas em componentes (processador, memória, fonte, placa-mãe). Diagnóstico de problemas de E/S e armazenamento. Análise de tensões na fonte de alimentação e na placa-mãe com multímetro.
  • Manutenção de Notebooks: Particularidades do hardware de notebooks: desmontagem e montagem, troca de componentes (RAM, SSD, teclado). Limpeza de sistema de refrigeração para solução de superaquecimento.
  • Técnicas Avançadas de Reparo: Introdução ao diagnóstico de falhas em nível de componente em placas-mãe. Identificação de solda fria em componentes BGA. Conceitos e aplicação das técnicas de Reflow (ressoldagem) e Reballing (substituição das esferas de solda).
  • Análise de Desempenho: Identificação de gargalos de sistema (CPU vs. I/O) utilizando ferramentas de monitoramento e conhecimento da hierarquia de memória, barramentos e latência de dispositivos de armazenamento.

5.1.1 – Referências bibliográficas recomendadas para a 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita:

Organização de Computadores / Arquitetura de Computadores

PATTERSON, D. A., HENNESSY, J. L. Organização e projeto de computadores: a interface hardware/software. 5 ed. São Paulo:GEN LTC, 2017. ISBN: 9788535287936.

PATTERSON, David A., HENNESSY, John L. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN: 9788535291742.

STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2024. ISBN: 9788582606360

TANENBAUM, Andrew S.; AUSTIN, Todd. Organização estruturada de computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. ISBN: 9788581435398.

TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 12. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2019. ISBN: 9788543025018.

Manutenção de Computadores

FERREIRA, Sílvio. Curso Profissional de Hardware Montagem e Manutenção de Micros: Uma Verdadeira Enciclopédia para Técnicos de PCs. 3. ed. Florianópolis: Instituto Alpha, 2023. ISBN: 978-65-87608-12-9

MORIMOTO, Carlos E. Hardware II, o guia definitivo. Porto Alegre: Sul Editores, 2010. ISBN 978-85-99593-16-5

PEREZ, Camila Ceccatto da Silva. Manutenção Completa em Computadores. 2. ed. São Paulo: Viena, 2024. ISBN: 978-65-867-6317-1

TORRES, Gabriel. Hardware: versão revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Novaterra, 2013. ISBN 9788561893217.

5.2 – Objetos de avaliação na 2ª Fase do Concurso – Prova Didática (Temas para sorteio):

1 Representação de inteiros, conversões e aritmética computacional (Unidade Lógica e Aritmética)

2 Medidas de desempenho em arquitetura de computadores: métricas (tempo de CPU, CPI, MIPS, aceleração), a Lei de Amdahl e benchmarks.

3 Componentes do caminho de dados (datapath) e sinais de controle para MIPS uniciclo e multiciclos.

4 Conjuntos de instruções: RISC x CISC, linguagem Assembly do MIPS de 32 bits (formatos de instruções, tipos de operandos, modos de endereçamento) e tradução de blocos de código.

5 Conflitos (Hazards) em pipeline: estruturais, de dados e de controle.

6 Técnicas de solução de conflitos em pipeline: inserção de paradas, encaminhamento, reordenação de instruções e predição de desvios.

7 Hierarquia de Memória: princípios, organização, caches (diretamente mapeadas e associativas), memória virtual (paginação, TLB) e desempenho.

8 Técnicas de comunicação com E/S: E/S programada (polling), E/S por interrupção (tratamento de interrupções) e Acesso Direto à Memória (DMA)

9 Montagem e Configuração: Processo metodológico de montagem de computadores desktop: seleção e compatibilidade de componentes (soquetes, chipsets, memórias, fontes de alimentação), preparação e organização do gabinete, instalação de placa-mãe, processador, cooler, memórias, placas de expansão e unidades de armazenamento

10 Diagnóstico e Reparo de PCs: Metodologia de diagnóstico de falhas de hardware. Análise de códigos de erro sonoros (bipes) e visuais (LEDs de diagnóstico) do POST.

5.2.1 – Referências bibliográficas recomendadas para a 2ª Fase do Concurso – Prova Didática:

Organização de Computadores / Arquitetura de Computadores

PATTERSON, D. A., HENNESSY, J. L. Organização e projeto de computadores: a interface hardware/software. 5 ed. São Paulo: GEN LTC, 2017. ISBN: 9788535287936.

PATTERSON, David A., HENNESSY, John L. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. ISBN: 9788535291742.

STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2024. ISBN: 9788582606360

TANENBAUM, Andrew S.; AUSTIN, Todd. Organização estruturada de computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013. ISBN: 9788581435398.

TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 12. ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2019. ISBN: 9788543025018.

Manutenção de Computadores

FERREIRA, Sílvio. Curso Profissional de Hardware Montagem e Manutenção de Micros: Uma Verdadeira Enciclopédia para Técnicos de PCs. 3. ed. Florianópolis: Instituto Alpha, 2023. ISBN: 978-65-87608-12-9

MORIMOTO, Carlos E. Hardware II, o guia definitivo. Porto Alegre: Sul Editores, 2010. ISBN 978-85-99593-16-5

PEREZ, Camila Ceccatto da Silva. Manutenção Completa em Computadores. 2. ed. São Paulo: Viena, 2024. ISBN: 978-65-867-6317-1

TORRES, Gabriel. Hardware: versão revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Novaterra, 2013. ISBN 9788561893217.

 

Belo Horizonte, 07 de agosto de 2025.

CONRADO DE SOUZA RODRIGUES

Diretor-Geral em exercício

 

ANEXO I – CRONOGRAMA PREVISTO

ITEM   EVENTO DATA DE INÍCIO DATA DE TÉRMINO
1 Publicação do Edital Geral e dos Editais Específicos. 11/08/2025
2 Solicitação de impugnação ao teor do Edital Geral e dos Editais Específicos. 11/08/2025  13/08/2025
3 Resultado das solicitações de impugnação ao Edital Geral e aos Editais Específicos. 18/08/2025             –
4 Realização de inscrição. 18/08/2025 05/09/2025
5 Solicitação de isenção da taxa de inscrição. 18/08/2025 25/08/2025
6 Solicitação de condição especial para realização das provas. 18/08/2025 25/08/2025
7 Resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição. 27/08/2025   –
8 Interposição de recursos contra o resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição. 27/08/2025 28/08/2025
9 Resultado das solicitações de condição especial para realização das provas. 27/08/2025       –
10 Interposição de recursos contra o resultado das solicitações de condição especial para realização das provas. 27/08/2025 28/08/2025
11 Resultado final das solicitações de isenção de taxa de inscrição. 01/09/2025                –
12 Resultado final das solicitações de condição especial para realização das provas. 01/09/2025       –
13 Data-limite para pagamento da taxa de inscrição. 08/09/2025       –
14 Resultado preliminar da homologação das inscrições. 10/09/2025  –
15 Interposição de recursos contra o resultado preliminar da homologação das inscrições. 10/09/2025 11/09/2025
16 Resultado final da homologação das inscrições. 12/09/2025       –
17 Publicação da composição preliminar das bancas examinadoras. 22/09/2025       –
18 Interposição de recursos contra a composição preliminar das bancas examinadoras. 22/09/2025 23/09/2025
19 Sorteio de vagas a serem reservadas imediatamente para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e com deficiência. 

(Suprimido pelo Edital nº 2, publicado no DOU de 18/08/2025)

 

23/09/2025       –    
20 Publicação da composição final das bancas examinadoras. 26/09/2025       –
21 Liberação do Comprovante Definitivo de Inscrição, na página eletrônica oficial do concurso, contendo as informações para realização da 1ª fase (local e sala). 17/11/2025       –
22 Realização da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita. 23/11/2025       –
23 Divulgação do caderno da Prova Escrita. 24/11/2025              –
24 Interposição de recursos contra questões da Prova Escrita. 24/11/2025 26/11/2025
25 Divulgação dos pareceres relativos aos recursos contra a Prova Escrita. 02/12/2025       –
26 Resultado preliminar da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita. 15/12/2025       –
27 Interposição de recursos contra resultado preliminar da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita 15/12/2025 17/12/2025
28 Resultado definitivo da 1ª Fase do Concurso – Prova Escrita. 23/12/2025       –
29 Divulgação do cronograma da 2ª Fase do Concurso. 29/12/2025       –
30 Convocação dos candidatos habilitados na 1ª Fase para a 2ª Fase do Concurso e para entrega dos documentos comprobatórios para a 3ª Fase do Concurso (Prova de Títulos). 29/12/2025       –
31 Convocação de candidatos para o procedimento de confirmação complementar à autodeclaração (pretos e pardas); para verificação documental complementar (indígenas e quilombolas); ou para avaliação presencial e caracterização da deficiência (PcD). 29/12/2025       –
32 Período para realização da 2ª fase do Concurso e entrega do Memorial de Títulos, conforme cronograma divulgado em 29/12/2025. 05/01/2026 15/01/2026
33 Período de confirmação complementar à autodeclaração dos    candidatos pretos e pardos, procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas, e avaliação presencial e caracterização da deficiência dos candidatos com deficiência. 05/01/2026 08/01/2026
34 Divulgação do resultado preliminar da confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos, do procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e  quilombolas, e da avaliação presencial e caracterização da deficiência para candidatos com deficiência. 09/01/2026
35 Interposição de recursos contra o resultado preliminar da confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos; do procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas; e da avaliação presencial e caracterização da deficiência de candidatos com deficiência. 12/01/2026 13/01/2026
36 Reavaliação presencial, se necessária, de candidatos inscritos   como PcD; pretos, pardos, indígenas e quilombolas. 13/01/2026 15/01/2026
37 Resultado definitivo da confirmação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos, do procedimento de verificação documental complementar à autodeclaração dos candidatos indígenas e quilombolas, e da avaliação presencial e caracterização da deficiência de candidatos com deficiência. 16/01/2026
38 Resultado preliminar da 2ª Fase,  da 3ª Fase e Resultado final preliminar. 16/01/2026
39 Interposição de recursos contra o resultado preliminar da 2ª Fase, da 3ª Fase e o resultado final preliminar. 16/01/2026 18/01/2026
40 Resultado final da 2ª Fase, da 3ª Fase e resultado final definitivo. 26/01/2026